Esta obra é resultado de pesquisas e ensinamentos empreendidos durante a trajetória acadêmica e profissional da autora. Nela, constam reflexões sobre racismo e antirracismo no Brasil e importantes considerações sobre infância, racismo e políticas públicas. Pretende-se apresentar ao leitor, sob um viés teórico-crítico – imprescindível ao momento atual –, um panorama da luta antirracista no País e de políticas públicas educacionais da atualidade voltadas à proteção de crianças e adolescentes negros. É relevante a contribuição desta obra no conjunto da produção científica que estuda relações, conflitos raciais e práticas de discriminação racial. Espera-se, portanto, contribuir com a busca por igualdade ao abordar os elos entre racismo e antirracismo no contexto brasileiro.
Parte 1: Racismo e antirracismo no Brasil
RACISMO E ANTIRRACISMO NO BRASIL: AS RELAÇÕES RACIAIS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS DIREITOS HUMANOS E DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
O DIREITO DE IGUALDADE E DIVERSIDADE: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS
RACISMO, DESIGUALDADE RACIAL E POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL
Parte 2: Infância, racismo e políticas públicas
POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA E RACISMO: COMO ALCANÇAR A PROTEÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS NO BRASIL?
INFÂNCIA, ESCOLA E RACISMO A TRANSVERSALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE IGUALDADE RACIAL PARA GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS
Fernanda da Silva Lima
Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Mestrado em Direito). Professora Titular da Disciplina de Direitos Humanos na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Integrante do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania. Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismo[s]. Integrante do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB/UNESC).
Utilizziamo cookie e altre tecnologie simili per migliorare la tua esperienza sui nostri servizi, personalizzare la pubblicità e consigliare contenuti di tuo interesse. Continuando, accetti la nostra politica sulla privacy.