Bem-vindo Visitante
Login de Usuário
Home > E-books Esgotados > 1917-2017 ESPÓLIOS, FRAGMENTOS E RUÍNAS DE UMA REVOLUÇÃO
1917-2017 ESPÓLIOS, FRAGMENTOS E RUÍNAS DE UMA REVOLUÇÃO
Autor(es):
Idioma: Português
Editora: Essere nel Mondo
Ano de Publicação: 2017
ISBN: 978-85-5479-002-8
Formato: Somente formato eletrônico
E-book Esgotado
Informações

1917-2017: espólios, fragmentos e ruínas de uma revolução é uma obra que contempla três olhares sobre a utopia socialista da extinta URSS. Literatura e Revolução, analisa as relações entre literatura e revolução em narrativas que marcam mudanças entre a literatura burguesa do século XIX e a literatura de vanguarda revolucionária.  Cinema revolucionário e forma revolucionária: montagem e dialética, disserta sobre as características do novo cinema revolucionário que contribuiriam para a formação ideológica de homens e mulheres socialistas. Algumas questões femininas da Rússia revolucionária, traz a perspectiva revolucionária narrada por algumas autoras russas, e aponta para uma distopia no fato de que a consciência das mulheres quanto à condição desigual e opressora da divisão sexual do trabalho doméstico e todo o sentido das lutas pela sua libertação não foi acompanhada pela mudança da mentalidade dos homens comunistas. Em suma, busca-se rememorar através de filmes, fotografias, pôsteres, poemas, romances, relatos, histórias, o que exatamente seduziu e inspirou, ao longo do século XX, a luta revolucionária do que se convencionou denominar por certa literatura, por certo tempo, de classe trabalhadora.

Prefácio
Literatura e Revolução
Cinema revolucionário e forma revolucionária: montagem e dialética
Algumas questões femininas da Rússia revolucionária
Referências Finais
Sobre os autores

PEDRO SIMONARD

Antropólogo e documentarista, Professor do Centro Universitário Tiradentes/UNIT e pesquisador associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa/ITP. Desenvolve pesquisas no campo da antropologia, da antropologia visual e do cinema documentário com ênfase nas temáticas: comunidades quilombolas, referências culturais e patrimônio material e imaterial, elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental, laudo antropológico, cultura afro-brasileira, relações interétnicas, multiculturalismo, tradição, cinema documentário e cinema brasileiro de ficção. Autor dos livros: “A geração do Cinema Novo: por uma antropologia do Cinema”; “A construção da tradição no Jongo da Serrinha: uma etnografia visual de seu processo de espetacularização”. É um dos organizadores do livro “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema”. Diretor dos documentários “Salve Jongo!”, “E por aqui vou ficando”, “Eu venho de longe”, “Vida e morte no candomblé”, entre outros.

 

JESANA BATISTA PEREIRA

 

Bacharel em Ciências Sociais Habilitação Antropologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente PPGI do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (UNIT/AL). Líder do Grupo de Pesquisa Narradores da UNIT/AL e membro do Grupo de Pesquisa Nordestanças da UFAL. Editora-Executiva da Revista Interfaces Científicas – Humanas e Sociais do Grupo Tiradentes. Autora do livro: Mazzaropi: Um Pícaro da Pátria Jeje de Exu.

 

 

WALCLER DE LIMA MENDES JUNIOR

 

Jornalista, documentarista e músico. Graduado em comunicação Social, Jornalismo, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professor de Programa de Pós-Graduação Pleno I  (Professor PPG Pleno I ) no Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças da UFAL, onde atuou como pesquisador do Projeto Universal/CNPQ, Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano e do Projeto de salvaguarda do patrimônio imaterial de Alagoas, financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN entre os anos de 2015 e 2017. Autor dos livros: Brinquedos, rezas e trovas de Alagoas (2017), Rasuras e refrões: Derrida e Deleuze entre bambas, matutos e foliões (2015), O Sujeito arquiautor: conflitos do discurso urbano e midiático (2011). Organizador dos livros: Inter referencias,referencias culturais em perspectiva (2017),  Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema (2014). Diretor dos documentários etnográficos: Carreadas (2017); Cavalhadas de Alagoas (2016) Cadernos de Viagem: Nepal (2015), A Lapinha de Dudé (2013), A saga do menino Canta (2012), Cadernos de Viagem: Índia (2012), Cadernos de Viagem: Austrália e Nova Zelândia (2010), Cadernos de Viagem: Leste Europeu e Turquia (2011), Quilombolas da Marambaia (2004). Site: http://gpnordestancas.com. Área de interesse em Etnomusicologia, Cinema, Antropologia da Imagem, Análise do Discurso, Cultura, Regionalismo e Urbanismo. 

E-books Relacionados
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Políticas de Privacidade
Aviso Legal
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.
Concordo