O livro destaca a crescente importância do setor agroexportador na Região Sul brasileira, bem como analisa seus condicionantes e sua dinâmica, levando em consideração os produtos soja, tabaco e carnes, os quais representam grande parte das exportações do setor primário desta região.
Resgata o período de expansão do comércio internacional, a partir da década de 2000, destacando a evolução das exportações agropecuárias da Região Sul do Brasil até 2012. Aproveitando-se de um ambiente bastante favorável na economia e nas relações comerciais internacionais, as exportações agropecuárias da região estudada aumentaram 240% ao longo do período considerado, de acordo com a SECEX/MDIC. O trabalho analisa os fluxos de comércio dos principais produtos do setor agropecuário exportados pela região, com destaque para seus principais mercados de destino. Para isso é utilizado um modelo gravitacional para mensurar o impacto de variáveis importantes no desempenho exportador desta região, sob a ótica da literatura nacional e internacional.
A pesquisa visa contribuir com conhecimentos sobre a dinâmica das exportações do setor agropecuário da Região Sul do Brasil, proporcionando o enriquecimento do debate acadêmico no sentido de vislumbrar argumentos que desvelem um melhor entendimento da dinâmica do setor, dando suporte na elaboração de políticas públicas que dinamizem ainda mais a agropecuária regional voltada ao mercado externo.INTRODUÇÃO
1 O MARCO TEÓRICO DOS MODELOS GRAVITACIONAIS
1.1 Preâmbulo dos modelos de gravidade
1.2 O modelo gravitacional
2 AS EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DO MODELO GRAVITACIONAL
2.1 O Modelo Gravitacional na Literatura Econômica Internacional
2.2 O Modelo Gravitacional na Literatura Econômica Nacional
2.3 O Modelo Gravitacional na Literatura Econômica Aplicado ao Estudo das Exportações de Produtos Agropecuários no Brasil
3 A ABORDAGEM DO MODELO ECONOMÉTRICO GRAVITACIONAL
3.1 Estratégia empírica do modelo gravitacional
3.2 O modelo econométrico gravitacional
3.3 Procedimentos econométricos de dados em painel
3.4 Variáveis e fonte de dados
4 EVOLUÇÃO RECENTE DO COMÉRCIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL E NA REGIÃO SUL DO BRASIL
5 A REGULARIDADE DE FLUXOS COMERCIAIS E A RELAÇÃO COM AS RENDAS E POPULAÇÃO DE DESTINO: ANÁLISE DOS RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOSDANIEL CLAUDY DA SILVEIRA
Graduado em Economia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2009); Mestre em Economia e Desenvolvimento, pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGE&D/UFSM (2014); e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
PAULO RICARDO FEISTEL
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Economia na Área de Concentração: Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
ARGEMIRO LUÍS BRUM
Graduado em Administração de Empresas e Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1981), mestre em Economia Internacional pelo IAMM-Montpellier-França (1986) e doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris-França (1989). Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), do mestrado/doutorado em Desenvolvimento Regional e do mestrado em Direitos Humanos, da UNIJUI. Coordenador da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA/DACEC/UNIJUI).