Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > E-books Out of Stock > A mediação de conflitos enquanto política pública autocompositiva no Código de Processo Civil brasileiro
A mediação de conflitos enquanto política pública autocompositiva no Código de Processo Civil brasileiro
Author:
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2020
ISBN: 978-65-5790-016-1
Format: Electronic format only
Ebook Sold Out
Information
Este livro aborda a mediação como política pública prevista no Código de Processo Civil brasileiro para resolução dos conflitos. Busca investigar as causas de morosidade do Poder Judiciário, analisando o marco teórico dos conflitos, bem como o papel do Estado na administração dos litígios e a razoável duração processual. A análise aborda ainda a distinção dos métodos autocompositivos, analisando especialmente a mediação e o seu conceito e características, além de suas técnicas e princípios. Por fim, verifica-se a mediação prevista no Código de Processo Civil brasileiro, examinando o procedimento estabelecido nos artigos 166 ao 175, bem como a audiência de mediação e a mediação prevista nas ações de família e ações possessórias.
1. INTRODUÇÃO
2. MOROSIDADE DO JUDICIÁRIO
2.1 O marco teórico do conflito
2.2 O papel do Estado na administração dos litígios
2.3 A razoável duração do processo
3. POLÍTICAS PÚBLICAS DE AUTOCOMPOSIÇÃO
3.1 Os métodos autocompositivos
3.2 Mediação: conceito e características
3.3 Princípios e técnicas da mediação
4. A MEDIAÇÃO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO
4.1 O procedimento da mediação previsto nos arts. 165 ao 175
4.2 A audiência de mediação
4.3 A mediação nas ações de família
4.4 A mediação nas ações possessórias
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES
HELENA SCHWANTES – Estudante de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, RS, Brasil. Atualmente no décimo semestre. Integrante do Grupo de Pesquisa: “Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos”, vinculado ao CNPq, coordenado pela Professora Pós-Doutora Fabiana Marion Spengler e vice liderado pelo Professor Mestre Theobaldo Spengler Neto. Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC) no Projeto de Pesquisa intitulado: “O terceiro e o conflito: o Mediador, o Conciliador, o Juiz, o Árbitro e seus papeis políticos e sociais”, e-mail: helena.schwantes@hotmail.com.

FABIANA MARION SPENGLER – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – RS, mestre em Desenvolvimento Regional, com concentração na área Político Institucional da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – RS, docente dos cursos de Graduação e Pós Graduação lato e stricto sensu da última instituição, Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos” certificado pelo CNPQ, mediadora, advogada. E-mail: fabiana@unisc.br.
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree