O Projeto “Cinema e Direitos Humanos”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tem organizado sessões de filmes acerca dos Direitos Humanos desde 2015 no âmbito do Campus principal da Universidade – situado no Município de Ijuí-RS. Entende-se que a linguagem cinematográfica, por meio da exibição de uma cinematografia de enfrentamento – cuja dimensão estética e política, assim como sua forma e conteúdo, escapam à massificação das salas de cinema comerciais –, pode representar um mecanismo hábil para suscitar um debate voltado à educação de e para os Direitos Humanos, fortalecendo uma cultura cidadã dentro e fora do espaço formal da academia. Espera-se que este material contribua para que, em sala de aula, os professores da rede de ensino possam dar continuidade àquilo que consiste na proposta principal do projeto: educar para a cidadania, a partir da interlocução dos Direitos Humanos com o Cinema!
Apresentação Prefácio: Algumas linhas sobre a linguagem cinematográfica 1 A importância do cinema na sala de aula 2 Metodologia de intervenção: as rodas de conversa como possibilidade 3 Outras possibilidades metodológicas 3.1 Oficinas em Direitos Humanos 3.2 Jogos cooperativos 4 Organizando a sessão 4.1 Escolhendo o filme 4.2 Organizando o material necessário (equipamentos) 4.3 O debate 5 Vamos trabalhar? 30 filmes para utilizar em sala de aula com seus alunos 5.1 Temática: Direitos Humanos e suas concepções 5.2 Temática: Racismo 5.3 Temática: corpo, gênero, identidade e sexualidades 5.4 Temática: pobreza, desigualdade social e violência estrutural 5.5 Temática: meio ambiente 6 Onde buscar material Referências Posfácio Sobre o autor
Pós-doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal e Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da UNIJUÍ. Professor do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ. Pesquisador Gaúcho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Líder do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos. Coordenador do Projeto PROCAD/CAPES “Rede de cooperação acadêmica e pesquisa: eficiência, efetividade e economicidade nas políticas de segurança pública com utilização de serviços de monitoração eletrônica e integração de bancos de dados”. Coordenador do Projeto de Extensão “Cinema e Direitos Humanos”.
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