Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > Law > Claudia Maria Ferreira de Souza > DA VIOLÊNCIA À MIMÉTICA DOS SÍMBOLOS DA PAZ
DA VIOLÊNCIA À MIMÉTICA DOS SÍMBOLOS DA PAZ
O VALOR DA JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA A CONVIVÊNCIA ESCOLAR
Author: Claudia Maria Ferreira de Souza
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2024
ISBN: 978-65-5790-092-5
Format: Electronic format only
Free Download
Information
Entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023 ocorreram 21 ataques violentos contra escolas, denotando o recrudescimento desse tipo de violência, que ao longo de 20 anos causou 142 vítimas, 40 delas fatais, dentre estudantes e profissionais das escolas no Brasil. Para além da violência contra a escola, a violência nas escolas também apresentou um índice elevado em pesquisas recentes e, sem pretender esgotar todos os fatores que levam a esse agravamento, mas com o intuito de introduzir essa temática no âmbito da implementação da Justiça Restaurativa como metodologia adequada à prevenção e ao tratamento dos conflitos, o livro traça um panorama da violência escolar, fenômeno heterogêneo, que se origina de múltiplas causas, e faz referência a um rol diferenciado de situações que vão da indisciplina à violência física. Diante do agravamento dos conflitos em contexto escolar a propositura pelo CNJ de um ano especialmente dedicado à Justiça Restaurativa na Educação, oportunizou a atuação colaborativa do judiciário com a educação, tendo como escopo a Resolução CNJ 225/2016, integrando mecanismos da justiça e da educação em uma perspectiva preventiva e de resolução pacífica de conflitos nas escolas, especialmente no enfrentamento ao bullying, pois combater o assédio é agir onde nasce o ódio que alimenta o espírito de vingança, que está no cerne dos ataques violentos contra as escolas. Assim, o livro pretende contribuir para a reflexão acerca da restauração da dignidade da escola, de cada um dos seus sujeitos e de suas práticas a partir dos aportes da Justiça Restaurativa, com ênfase no diálogo, na reparação e na inclusão, voltada para práticas de resolução pacífica dos conflitos e formação de uma cultura de paz.
 
INTRODUÇÃO
1 DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL
1.1 PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL
1.2 CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA PARA A FAMÍLIA, A COMUNIDADE E A SOCIEDADE
1.3 ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ATUAIS EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
2 EM BUSCA DA GÊNESE ANTROPOLÓGICA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
2.1 DO MECANISMO EXPIATÓRIO À MIMESIS NÃO-EXPIATÓRIA SEGUNDO RENÉ GIRARD
2.2. DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS VIOLENTOS À DOS SUJEITOS DA PAZ SEGUNDO PAUL RICOEUR
2.3. DAS LIÇÕES DE GIRARD E RICOEUR APLICADAS À VIOLÊNCIA ESCOLAR
3 DOS PRINCÍPIOS ÀS PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS
3.1 PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA EM CONTEXTO ESCOLAR
3.2 A AVALIAÇÃO DO ATO INFRACIONAL À VISTA DOS PRINCÍPIOS RESTAURATIVOS
3.3 A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO VIVÊNCIA NARRATIVA, COMO VIVÊNCIA SIMBÓLICA E MIMÉTICA DA CULTURA DE PAZ
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2023). Mestre em Advanced Studies in Mediation pelo Institut Universitaire Kurt Bösch - AR (2016). Doutoranda em Direito - no PPGD Universidade Estácio de Sá (2024). Psicóloga Pós -Graduada em Terapia Familiar e Didática do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Coordenadora- Geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de  Janeiro. Instrutora dos cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais  do CNJ.
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree