Os direitos humanos podem ser debatidos de diversos pontos de vista. A presente obra reflete sobre o tema a partir de cinco referências fundamentais: a) Direitos humanos, alteridade e justiça; b) Democracia, direitos humanos e políticas sociais; c) Direitos Humanos, Memória e verdade; d) Educação, meio de comunicação e direitos das mulheres; e) Desenvolvimento, direitos humanos e vida na cidade. Estas referências articulam a composição numa unidade de sentido e permitem o debate sobre o alcance e os limites da teoria clássica dos direito humanos. A partir deste lugar, entrelaça reflexões sobre questões como multiculturalismo, colonialismo, constitucionalismo, globalização, genocídio, educação, relações de gênero, dignidade humana e desenvolvimento num contexto de grandes transformações e de angústias existências extraordinárias. Assim, a obra permite o aprofundamento do tema dos direitos humanos à luz das novas dinâmicas em curso na atualidade, que nos envolvem de forma independente de nossas línguas, religiões, ideologias, grupos étnicos e diferentes lugares geográficos que habitamos.
PARTE I – DIREITOS HUMANOS, ALTERIDADE E JUSTIÇA
1. DERECHOS HUMANOS, INTERCULTURALIDAD Y PENSAMIENTO DECOLONIAL - Alejandro Rosillo Martínez
2. DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: CAMINHOS MAIS BREVES ATÉ O IDEAL DE JUSTIÇA - João Batista Monteiro Camargo e Jo Ellen Silva da Luz
3. CULTURA, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL - Angelita Maria Maders e Rosangela Angelin
PARTE II – DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS SOCIAIS
1. QUALIFICAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO PELO MODELO JURÍDICO GARANTISTA - Janaína Soares Schorr e Alfredo Copetti Neto
3. IDENTIDADE DEMOCRÁTICA DA TRAJETÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL - Gilmar Antonio Bedin, Fernando Camara Rieger, Tamires de Lima de Oliveira
4. DIREITOS HUMANOS E REQUESTIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS: UM CAMINHO DIFERENTE PARA SUA REALIZAÇÃO - Luís Gustavo Gomes Flores
5. EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS A PESSOAS IDOSAS: DESIGUALDADES E O PAPEL DAS POLÍTICAS SOCIAIS - Janaína Machado Sturza e Juliana Bedin Grando
PARTE III – EDUCAÇÃO, MÍDIA E DIREITO DAS MULHERES
3. JORNALISMO COMO CAMPO MEDIADOR NA DISCUSSÃO DOS DIREITOS HUMANOS - Vera Lucia Spacil Raddatz e Lara Nasi
4. REFERENCIAIS FEMINISTAS FRENTE AO PATRIARCADO, À DESIGUALDADE E AOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES - Rosângela Angelin e Nadja Carolina Hendges
5. MULTICULTURALISMO: A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES DA CONDIÇÃO DE “INVISIBILIDADE” SOCIAL - Ana Paula Schimidt Favarin, Danielli Regina Scarantti e Maíra Fronza
PARTE IV – DIREITOS HUMANOS, MEMÓRIA E VERDADE
1. UM ANIVERSÁRIO MACABRO: CEM ANOS DOS GENOCÍDIOS ARMÊNIO, GREGO E ASSÍRIO - Rui Decio Martins e Clara Magalhães Martins
2. A EXPERIÊNCIA DA ÁFRICA DO SUL PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS - Cristiane Mare da Silva
3. A MEMÓRIA EM EVIDÊNCIA NO RELATÓRIO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NO BRASIL - Ivo dos Santos Canabarro
4. CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA - Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Julia Silva
PARTE V – DESENVOLVIMENTO, DIREITOS HUMANOS E VIDA NA CIDADE
1. DESENVOLVIMENTO HUMANO E PARADIGMA ECONÔMICO CAPITALISTA: BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MATÉRIA ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL - Elenise Felzke Schonardie e Juliane Strada
2. A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR PARA AS LOCALIDADES - Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow
3. EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE: INSTRUMENTO PARA A EFETIVAÇÃO DAS FUNÇÕES DA CIDADE - Renata Maciel
4. ENVELHECER NA CIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE - Karim K. de O. Bordignon e Josieli PiovesanAlejandro Rosillo Martínez. Es profesor investigador en la Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Coordinador de la Maestría en Derechos Humanos, y Jefe del Instituto de Investigaciones Jurídicas. Es máster y doctor en Derechos Humanos por la Universidad Carlos III de Madrid, y Licenciado en Derecho por la Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Miembro del Sistema Nacional de Investigación del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) de México, nivel II.
Gilmar Antonio Bedin. É graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, está fazendo Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago do Chile. É professor permanente do Curso de Mestrado em Direitos Humanos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões.
Graciela Beatriz Rodríguez. Es Licenciada en Antropología por la Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Master of Sociology of Law por el International Institute for the Sociology of Law. Oñati. País Vasco. España. Diploma de Estudios Avanzados -Programa de Doctorat en Dret Public- Barcelona. España. Actualmente, investigadora en la Carrera del Investigador Científico, Profesora en la Maestría de Derechos Humanos y Profesora Titular -Escuela de Antropología de la Facultad de Humanidades y Artes-. Universidad Nacional de Rosario (UNR).