A problemática ambiental adquiriu nos últimos anos uma relevância extraordinária e se firmou como um novo horizonte de sentido. Esta transformação tem sido particularmente importante nas regiões periféricas. De fato, a referida temática quando vista, por exemplo, desde a América Latina e do Caribe, revela imbricações mais profundas, envolvendo questões política, econômica e social. É que regiões como as referidas, enquanto pertencentes ao “Sul excluído”, devem olhar de forma diferenciada para os temas ambientais e suas implicações. Os autores que integram o presente livro têm clareza sobre esse fato. Por isso, os seus textos abordam temas como direitos humanos, interculturalidade e identidade; direitos humanos, pobreza e novos direitos; função social da propriedade e preservação do patrimônio cultural; qualidade de vida, consumo sustentável e cidadania; cidadania, desenvolvimento e preservação ambiental; meio ambiente urbano e novas tecnologias; povos originários, biodiversidade e cidadania; propriedade intelectual, sociobiodiversidade e pirataria; matriz energética, desenvolvimento e cidadania ambiental; resíduos sólidos e preservação ambiental, meio ambiente e geopolítica; políticas locais e agricultura sustentável. Temas, portanto, muito atuais e relevantes para os interessados no tema.
Gilmar Antonio Bedin. Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/Brasil) e Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil). Professor Permanente do Cursos de Graduação e do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noreste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/Brasil) e porfessor colaborador do Curso de Graduação e do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI/Brasil). É autor, entre outras obras, de Os Direitos do Homem e o Neoliberalismo e de A Sociedade Internacional Clássica. Atualmente, é o Coordenador do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ/Brasil e lider do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UNIJUÍ/Brasil.
Fernando Estenssoro Saavedra. Formado em Geógrafia pela Universidade de Chile (UC/Chile) e Licenciado em Historia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC/Chile). Mestre em Ciencia Política pela Pontíficia Universidad Católica de Chile (PUC/Chile) e Doutor em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile (USACH/Chile). Especialista em pensamento político da era moderna e contemporânea e em temas atuais na política mundial. Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IDEA) da Universidade de Santiago de Chile (USACH/Chile). Atualmente, está pesquisando sobre a dimensão política das questões ambientais. É autor, entre outras obras, dos livros Medio Ambiente e Ideología e de História do Debate Ambiental na Política Mundial.1945-1992. Ele é também co-fundador da rede acadêmica latino-americana denominada de Internacional del Conocimiento.
Jerônimo Siqueira Tybusch. Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/Brasil). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (NISINOS/Brasil) e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil). Pesquisador e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil). Atualmente, é Coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil).