Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > Law > Joice Graciele Nielsson > Direitos reprodutivos e esterilização de mulheres
Direitos reprodutivos e esterilização de mulheres
A Lei do Planejamento Familiar 25 anos depois
Author: Joice Graciele Nielsson
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2022
ISBN: 978-65-5790-058-1
Format: Electronic format only
Free Download
Information
Esta obra objetiva compreender as legislações, políticas públicas e os debates jurisprudenciais sobre planejamento familiar e esterilização — voluntária e compulsória — de meninas e mulheres no Brasil e na América Latina, à luz dos direitos reprodutivos e da biopolítica. A partir do levantamento de dados, especialmente jurisprudenciais, analisa-se se tais práticas de controle reprodutivo estão de acordo com o arcabouço de proteção aos direitos humanos ou se, ao contrário, indicam uma atuação necrobiopoliticamente seletiva que, a partir de recortes de classe, raça, gênero, idade, deficiência, condições de saúde, entre outros, separa corpos considerados desejáveis e corpos considerados indesejáveis à reprodução populacional. No Brasil, a esterilização foi regulada pela Lei nº 9.263/1996, Lei do Planejamento Familiar, que, em 2021, comemorou 25 anos de sua edição. Mas, afinal, há mesmo o que comemorar? Este livro se debruça sobre a necessidade de questionar, estudar e compreender as questões atinentes à aplicação da lei, com enfoque nas controvérsias judiciais desencadeadas e nas respostas jurisprudenciais produzidas no Brasil. O primeiro capítulo analisa a trajetória das políticas de controle reprodutivo e esterilização de mulheres colocadas em prática a partir da segunda metade do século XX, provocando reflexões sobre o modo a necrobiopolítica tem manejado o controle populacional a partir da instrumentalização e da precarização dos corpos que gestam. O segundo capítulo analisa o cenário brasileiro e jurisprudencial após a entrada em vigor da lei. O terceiro capítulo destaca a atuação do dispositivo da reprodutividade, retirando das mulheres a decisão acerca do seu planejamento reprodutivo, para posteriormente mobilizar determinados critérios simbólicos no estabelecimento de hierarquias reprodutivas entre corpos desejáveis e corpos indesejáveis à reprodução, sobre os quais incidem formas diferenciadas de controle típico do necrobiopoder. Esta pesquisa, ao trazer tal dispositivo à tona, busca também se tornar um espaço de resistência e enfrentamento ao seu avanço.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 
2. TRAJETÓRIAS DE CONTROLE POPULACIONAL E REPRODUTIVO E ESTERILIZAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL: A NECROBIOPOLÍTICA DAS POPULAÇÕES E O CONTROLE SOBRE CORPOS QUE GESTAM
2.1 CONTROLE REPRODUTIVO E ESTERILIZAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL
2.2 CENÁRIO LATINO-AMERICANO E CASOS PERU E BOLÍVIA DIANTE DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
3. A AMBIVALÊNCIA DOS DIREITOS REPRODUTIVOS E O DISPOSITIVO DA REPRODUTIVIDADE: 25 ANOS DA LEI 9.263/96 — LEI DO PLANEJAMENTO FAMILIAR NO BRASIL
3.1 REQUISITOS LEGAIS E AUTONOMIA DA MULHER
3.2 APLICAÇÃO DA LEI Nº 9.283/1996 À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA PÁTRIA
3.3 MULHERES ESTERILIZADAS SEM SEU CONSENTIMENTO CONSIDERANDO UMA DECISÃO MÉDICA
3.4 MULHERES EM BUSCA DA LAQUEADURA: A BARREIRA DA OFERTA PELO SUS E CRITÉRIOS LEGAIS
3.5 ESTERILIZAÇÃO COMPULSÓRIA DE INCAPAZES
4. HIERARQUIAS REPRODUTIVAS: QUEM PODE E QUEM NÃO PODE GESTAR NO BRASIL – APONTAMENTOS À GUISA DE INQUIETAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
Joice Graciele Nielsson
Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestra em Desenvolvimento e Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora Pesquisadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito — Cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e do Curso de Graduação em Direito da Unijuí. Coordenadora da Especialização em Justiça Restaurativa e Mediação Unijuí. Coordenadora do Projeto de Extensão Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero. Integrante do Grupo Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos (CNPq). Pesquisadora Recém-doutora FAPERGS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3002965109553965 .
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree