Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > E-books Out of Stock > MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA E ACESSO À JUSTIÇA: AS DUAS FACES DA METAMORFOSE SOCIAL
MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA E ACESSO À JUSTIÇA: AS DUAS FACES DA METAMORFOSE SOCIAL
Author:
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2014
ISBN: 978-85-67722-06-1
Format: Electronic format only
Ebook Sold Out
Information
Este livro analisa a mediação em seu viés comunitário, cujas metas são proporcionar o acesso à justiça a todo e squalquer cidadão que dela necessite, independentemente da situação econômica, social ou cultural em que se encontre, bem como assegurar o tratamento consensual dos conflitos através do empoderamento conferido às partes quando da resolução dialógica e harmônica. Ambos os escopos da mediação comunitária ensejam uma real metamorfose social, na medida em que eliminam as desigualdades e injustiças sociais e promovem a inclusão, a participação e a emancipação de todos os atores envolvidos. A pesquisa, em vista disso, se volta para uma visão positiva do conflito social e para a utilização de mecanismos complementares de tratamento de controvérsias que propiciam uma maneira diferenciada de tratá-las, desatrelando-se do Poder Judiciário e modificando a postura dos envolvidos através do resgate dos laços de amizade e fraternidade que envolvem as pessoas. Tais métodos são utilizados desde os tempos mais remotos da civilização, e importa, para esta abordagem, o da mediação, que se caracteriza por ser um procedimento consensual, democrático, que promove a autonomia, empoderando as partes para que, pelo diálogo transformador, possam construir um acordo que seja mutuamente satisfatório e, por consequência, seja cumprido em sua integralidade. Dessa forma, sendo a mediação comunitária uma política pública de Estado, promove a democratização do acesso à justiça, a inclusão social, o tratamento adequado dos conflitos e o empoderamento do cidadão, sendo a sua expressão mais significativa o programa “Justiça Comunitária”, instituído pelo Ministério da Justiça, que, por todos os seus benefícios, comprova a sua eficácia na busca pela tão sonhada harmonização das relações sociais.

INTRODUÇÃO.

1 ACESSO À JUSTIÇA: UM DIREITO EM BUSCA DE EFETIVAÇÃO.

1.1 Sociedade: os conflitos que a permeiam e a prestação jurisdicional como meio ordinário de resolução.

1.2 Acesso à Justiça, crise da função jurisdicional e as possibilidades.

1.2.1 O acesso à Justiça: conceito e os obstáculos a serem superados.

1.2.2 As crises da função jurisdicional, sua ineficiência diante da complexidade social e o descrédito do cidadão na jurisdição.

1.2.3 Perspectivas para o acesso à Justiça: uma abordagem a partir da terceira onda renovatória 

1.3 Do dissenso ao consenso: um novo paradigma – a jurisconstrução.

2 MEDIAÇÃO: A ARTE DE ESTAR NO MEIO E A INCESSANTE BUSCA PELA CULTURA DA HARMONIZAÇÃO DA CONVIVÊNCIA SOCIAL ATRAVÉS DO FORTALECIMENTO DOS LAÇOS DE AMIZADE E FRATERNIDADE.

2.1 O limiar: conceito, características, espécies e aspectos históricos da mediação no contexto mundial e sua propagação.

2.1.2 A mediação no direito pátrio: Resolução nº 125, do Conselho Nacional de Justiça e os Projetos de Lei 166/2010, 517/2011, 405/2013 e 434/2013.

2.2 A mediação como instrumento democrático, consensual e autônomo, capaz de tratar o conflito e harmonizar os interesses divergentes.

2.3 Do individualismo à vida compartilhada: os laços de amizade e fraternidade que envolvem a mediação.

2.3.1 A amizade e a fraternidade como pressupostos do direito fraterno e da mediação

3 UMA PROPOSTA TRANSFORMADORA: MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO À JUSTIÇA E DE EMPODERAMENTO DA COMUNIDADE.

3.1 Mediação comunitária: a possibilidade de tratamento do conflito “dentro de casa”

3.1.2 Comunidade: um espaço de compartilhamento.

3.1.3 Comunicação: a linguagem como promotora da transformação e o mediador comunitário como seu fomentador

3.2 Mediação comunitária: uma política pública feita “na”, “para” e “pela” comunidade.

3.2.1 A relevância das políticas públicas para o desenvolvimento social e concretização da paz

3.2.2 Mediação comunitária como política pública de metamorfose social e de acesso à Justiça

3.3 A comprovação prática da eficácia da mediação comunitária enquanto política pública em face do Programa Justiça Comunitária desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça.

CONCLUSÃO.

REFERÊNCIAS:

ANEXO – Gráficos do Programa Justiça Comunitária.

Mestre em Direito pela da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2014). Especialista em Direito Tributário pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil. Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Integrante do Grupo de Pesquisas: "Políticas Públicas no tratamento dos conflitos", vinculado ao CNPq, coordenado pela Professora Pós-Doutora Fabiana Marion Spengler e vice-liderado pelo Prof. Theobaldo Spengler Neto. Advogada. E-mail:wustcarol@gmail.com.
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree