Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > E-books Out of Stock > NORMA E TERRITÓRIO: O PROCESSO DE NORMATIZAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS
NORMA E TERRITÓRIO: O PROCESSO DE NORMATIZAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS
HORIZONTAIS FECHADOS NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
Author:
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2021
ISBN: 978-65-5790-041-3
Format: Electronic format only
Ebook Sold Out
Information
Os condomínios horizontais fechados vêm ganhando espaço para além das metrópoles e cidades médias. Analisando-os a partir de perspectivas materiais, morfológicas, sociais e econômicas, alguns critérios são capazes de identificá-los como os muros que os cercam, a segurança e a maneira como são apartados do restante do espaço urbano. Apesar de não haver uma única definição, esses empreendimentos têm sido estudados como um objeto constituído a priori, e cuja existência dependente de ações, práticas e discursos dos agentes sociais que produzem o espaço urbano. Na presente obra, busca-se compreender os aspectos que regulam os condomínios horizontais fechados em âmbito municipal, isto é, investigar como ocorreu o processo de normatização desses empreendimentos nos municípios de Capão da Canoa e de Xangri-Lá/RS. Para tanto, apresenta-se um referencial teórico, que discute conceitos necessários para a compreensão do tema, como norma, território e segregação urbana, e se discorre sobre a contextualização histórica dos municípios e a maneira seu terrotório foi constituído. A emergência desses produtos imobiliários, na aurora dos anos 1990, é estudada no interior das práticas de poder próprias ao contexto histórico e geográfico do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, considerando as práticas políticas não como um pano de fundo, mas como constitutivas do próprio objeto e das acepções produzidas sobre ele. A situação consolidada no território dos municípios examinados serviu para a construção de leis municipais que regulamentam os empreendimentos, principalmente porque não há lei federal para tal. Empiricamente, demonstra-se que as normas municipais careceram de adequado processo legislativo. Além disso, as práticas sociais advindas da implementação desses empreendimentos implicaram especialmente a privatização de espaços públicos e a segregação socioespacial.
INTRODUÇÃO
2 A CIDADE E SUAS INTER-RELAÇÕES: NORMA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, TERRITÓRIO E PRÁTICAS ESPACIAIS
2.1 Além do espaço geográfico: território e norma
2.1.1 O espaço geográfico
2.2.2 O território
2.1.3 Norma jurídica
2.1.4 Relação dialética entre território e norma
2.2 Pensando a especificidade: do espaço urbano e da urbanização
2.3 Práticas Espaciais: a cidade fragmentada e a segregação urbana
2.3.1 Fragmentação e Segregação Urbana
2.4 Produtos Imobiliários: uma abordagem jurídica acerca dos condomínios horizontais fechados
2.5 Condomínio horizontal fechado constituído como norma
3 URBANIZAÇÃO, LEGITIMAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS FECHADOS NOS MUNICÍPIOS
DE CAPÃO DA CANOA E XANGRI-LÁ
3.1 Processo de urbanização de Capão da Canoa e de Xangri-Lá
3.2 Características demográficas e socioeconômicas do processo de urbanização de Capão da Canoa e de Xangri-Lá
3.3 Agentes sociais e a produção do espaço urbano de Capão da Canoa
e Xangri-Lá
3.4 Surgimento dos condomínios horizontais fechados em Capão da Canoa
e em Xangri-Lá
3.4.1 Condomínios horizontais fechados em Xangri-Lá
3.4.2 Condomínios horizontais fechados em Capão da Canoa
4 PRÁTICAS ESPACIAIS E NORMATIZAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS FECHADOS NOS MUNICÍPIOS DE CAPÃO
DA CANOA E DE XANGRI-LÁ
4.1 Histórico do parcelamento do solo urbano no Brasil e considerações gerais sobre a realidade de Xangri-Lá e de Capão da Canoa
4.2 Construção e implementação da norma reguladora dos condomínios horizontais fechados em Capão da Canoa e em Xangri-Lá
4.3 Relações com o espaço público e a segregação urbana
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE — ENTREVISTAS REALIZADAS
ANEXOS
ANEXO A — TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA
ANEXO B — NOTÍCIAS VEICULADAS EM JORNAL ON-LINE, EM MATÉRIA DE CAPA, SOBRE ASSOCIAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS HORIZONTAIS DE XANGRI-LÁ (ACFH – XANGRI-LÁ)
ANEXO C — NOTÍCIAS VEICULADAS EM JORNAL ON-LINE, EM MATÉRIA DE CAPA, SOBRE ASSOCIAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS HORIZONTAIS DE XANGRI-LÁ (ACFH – XANGRI-LÁ)
SOBRE A AUTORA
POSFÁCIO
Mariana Barbosa de Souza — Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGEO/UEPG). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em História pela Universidade Pitágoras Unopar. Graduada em Direito pela UNISC. Advogada - OAB/RS 98.797. Docente no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestranda em História, Cultura e Identidades na UEPG. Pesquisadora membra do Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR) – CNPq (UFRGS/UNISC); do Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividade (LAGEDIS) – CNPq (UEPG); do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) – UEPG; e do Grupo de Pesquisa Territórios Interioranos, Paisagem e Povos na América Latina (TIPPA) – CNPq (UNILA).
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree