Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > Law > Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth > Por que a guerra? De Einsten e Freud à atualidade
Por que a guerra? De Einsten e Freud à atualidade
Author: Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2015
ISBN: 978-85-67722-46-7
Format: Electronic format only
R$ 20,00
Information

Ao apresentar e discutir essas cartas sobre o porquê da Guerra, escritas em 1932, por dois dos maiores personagens – Sigmund Freud e Albert Einstein – do "breve" Século XX, na acepção do historiador anglo-austríaco Eric Hobsbawm, Maiquel Wermuth viu, para além de um pulinho na História a nos enriquecer, um pouco mais longe no próprio horizonte do magistério superior: o extraordinário potencial didático e pedagógico que a análise desse tipo de cartas pode possuir, na trilha da melhoria do nosso combalido, morno e esmaecido ensino jurídico. Este, por isso mesmo, está a necessitar de ares criativos, de mentes docentes dispostas e capazes de tornar atrativo o que parece ser extremamente maçante, na mesmice de conteúdos crus, frios e rasos, sem vida, igualmente encapsulados em livros feitos apressadamente para mais vender e mais rechear currículos "desesperados", sem importarem-se verdadeiramente com os sujeitos cognoscentes e, por isso mesmo, desprezíveis por qualquer educador que leve o Direito a sério.[...] A presente obra é linda, apesar de ter como temática os piores dramas que desumanizam os seres humanos; é que ela é encantadoramente bem escrita, e termina com um apelo suave e forte ao mesmo tempo: "contra a guerra, o amor". O amor que não precisa de explicações, pois que tem eloquência própria, e que, nas palavras de Agamben, vem "na inteligência de uma intangibilidade", e que, "pelo ser tal qual é", poderá suprimir o espaço da exceção e da guerra. Quem ler, saberá!

Gisela Maria Bester

1. Apresentação
2. Prefácio
3. Considerações introdutórias
4. Por que a  guerra? Correspondência de Albert Einstein e Sigmund Freud
5. Por que a guerra? De Einstein e Freud à atualidade
5.2 O visionário Albert Einstein e a temática da guerra
5.3 Sigmund Freud e o nexo originário entre direito e violência
6. Considerações finais: contra a guerra, o amor
7. Referências
8. Resumo
9. Currículo do autor
O autor é Doutor em Direito Público (2014) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), instituição na qual também cursou Mestrado em Direito Público (2010) e onde atua como Professor no Curso de Graduação em Direito desde o ano de 2011. É Graduado em Direito (2006) e Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal (2008) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), instituição na qual exerce a atividade de professor/pesquisador junto ao Curso de Mestrado em Direitos Humanos (desde 2014) e ao Curso de Graduação em Direito (desde 2009). Além de diversos artigos publicados em periódicos na área do Direito e da Filosofia, é autor do livro "Medo e Direito Penal: reflexos da expansão punitiva na realidade brasileira" (publicado pela Livraria do Advogado) e coautor dos livros "Sistema Penal e Política Criminal" e "DNA e investigação criminal no Brasil" (ambos publicados pela Livraria do Advogado), bem como organizador da obra "Sistemas Regionais de Direitos Humanos: perspectivas diversas" (recentemente publicado pela Essere nel Mondo). Junto ao Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, o autor coordena o projeto "Cinema & Direitos Humanos" e lidera um grupo de pesquisa sobre o tema "Biopolítica e Migrações"
Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree