Welcome Visitor
Login de Usuário
Home > E-books Out of Stock > PROCESSO E CONSTITUIÇÃO: INTERFACES POSSÍVEIS
PROCESSO E CONSTITUIÇÃO: INTERFACES POSSÍVEIS
Author:
Idiom: Português
Publishing House: Essere nel Mondo
Publishing Year: 2014
ISBN: 978-85-67722-12-2
Format: Electronic format only
Ebook Sold Out
Information

A obra Processo e Constituição: interfaces possíveis, é composta de artigos, produzidos por professores de Direito que se dedicam a observar os liames possiveis entre Constituição e Processo. Eles utilizam o método dedutivo, a fim de demonstrar, por meio de reflexões críticas, utilizando-se  da doutrina e também da legislação, como o direito `a saúde, `a educacão e `a igualdade, elencados na Constituição Federal de 1988, precisam ser aprimorados com instrumentos oriundos do Processo Civil.

Por outro lado, também a obra reúne trabalhos em que se infere, como o a doutrina do federalismo e a dos precedentes judiciais, se amparados nos instrumentos processuais, podem ampliar a proteção a direitos constitucionalmente assegurados.

Há muito se discute sobre o papel da Constituição em relação à teoria e à prática processual. Todavia, o alcance dessa discussão no meio acadêmico ainda necessita de aprofundamento, e é esse o objetivo principal do livro ora posto `a disposição da comunidade acadêmica.

APRESENTAÇÃO

Nina Tricia Disconzi Rodrigues e Janaina Machado Sturza

1 A NECESSÁRIA JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE FRENTE À (IN)EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: REFLEXÕES ACERCA DE ALGUNS CASES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Janaína Machado Sturza

2 DIREITO À SAÚDE NO BRASIL E SUA JUDICIALIZAÇÃO: ABORDAGEM NORMATIVA E SOCIOLÓGICA

Romulo André Alegretti de Oliveira e Reisson Ronsoni dos Reis

3 BROWN V. BOARD OF EDUCATION: A ORIGEM DAS MEDIDAS ESTRUTURANTES

Marco Félix Jobim

4 FEDERALISMO E PROCESSO: PARADIGMAS E DESAFIOS

Nina Tricia Disconzi Rodrigues

5 AS SÚMULAS SÃO PRECEDENTES JUDICIAIS: DE COMO AS SÚMULAS DEVEM SER INTERPRETADAS COMO SE FOSSEM PRECEDENTES DE JURISPRUDÊNCIA

Mauricio Martins Reis

Nina Tricia Disconzi Rodrigues

Doutora em Direito do Estado, pela Universidade de São Paulo - USP. É mestra em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduada em Letras, pela UNIFRA e em Direito, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.  Atualmente, é Coordenadora do Pós-Graduação em Direito, professora da graduação da FACENSA/CNEC-Gravatai e professora externa do Curso de Administração Pública da UFSM. Advogada em Porto Alegre.

 

Janaína Machado Sturza

Doutora em Direito pela Escola Internacional de Doutorado em Direito e Economia Tullio Ascarelli, da Universidade de Roma Tre/Itália. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Demandas Sociais e Políticas Públicas também pela UNISC. Professora no Curso de graduação em Direito e de Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direitos Humanos – na  UNIJUI e no curso de graduação em Direito da Faculdade Dom Alberto. Advogada.

Essere nel Mondo

Rua Borges de Medeiros, 76
Santa Cruz do Sul / RS – Brasil | CEP 96810-034

+55 (51) 9.9994-7269

Privacy Policies
Legal notice
We use cookies and other similar technologies to improve your experience on our services, customize advertising and recommend content of interest to you. By continuing, you agree to our privacy policy.
I agree