INTRODUÇÃO 1 DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL 1.1 PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL 1.2 CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA PARA A FAMÍLIA, A COMUNIDADE E A SOCIEDADE 1.3 ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ATUAIS EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA 2 EM BUSCA DA GÊNESE ANTROPOLÓGICA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR 2.1 DO MECANISMO EXPIATÓRIO À MIMESIS NÃO-EXPIATÓRIA SEGUNDO RENÉ GIRARD 2.2. DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS VIOLENTOS À DOS SUJEITOS DA PAZ SEGUNDO PAUL RICOEUR 2.3. DAS LIÇÕES DE GIRARD E RICOEUR APLICADAS À VIOLÊNCIA ESCOLAR 3 DOS PRINCÍPIOS ÀS PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS 3.1 PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA EM CONTEXTO ESCOLAR 3.2 A AVALIAÇÃO DO ATO INFRACIONAL À VISTA DOS PRINCÍPIOS RESTAURATIVOS 3.3 A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO VIVÊNCIA NARRATIVA, COMO VIVÊNCIA SIMBÓLICA E MIMÉTICA DA CULTURA DE PAZ 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2023). Mestre em Advanced Studies in Mediation pelo Institut Universitaire Kurt Bösch - AR (2016). Doutoranda em Direito - no PPGD Universidade Estácio de Sá (2024). Psicóloga Pós -Graduada em Terapia Familiar e Didática do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Coordenadora- Geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Instrutora dos cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais do CNJ.
Utilizamos cookies y otras tecnologías similares para mejorar su experiencia en nuestros servicios, personalizar la publicidad y recomendarle contenido de su interés. Al continuar, acepta nuestra política de privacidad.